top of page

S O T

Sacro Occiptal Technique

Sacro Occiptal Technique – SOT consiste em um sistema de tratamento que visa a correção entre crânio, pelve, extremidades e órgãos, considerando o padrão mais significante a relação entre crânio o sacro. Este sistema foi desenvolvido por Major Bertrand Dejarnette, quiropraxista, osteopata e engenheiro e utiliza indicadores corporais para categorizar o tratamento em 3 sistemas de classificação: categoria 1, categoria 2 e categoria 3. Cada uma destas categorias possui suas especificidades. O principal diferencial do SOT é a utilização de cunhas posicionadas na pelve para realizar as correções, associadas a outras correções neuromusculares em que todos os sistemas corporais são avaliados e considerados: sistema meníngeo, sistema musculoesquelético e sistema visceral.

É uma técnica muito suave que é indicada para todas as faixas etárias, com nenhuma contraindicação. Muito indicado para os casos de dor muito aguda ou pacientes em que o HVLA possa estar contraindicado ou para pacientes em que não é executável o HVLA como pacientes obesos ou pacientes com fragilidades ósseas.

 

Curiosidades: Você sabia que o criador do SOT teve aspiração a carreira de engenheiro? Foi quando em um acidente em uma empresa onde ele trabalhava, ocorreu uma lesão que o levou a buscar tratamentos com Osteopatas, inicialmente e, posteriormente, com quiropraxistas. Quando Dejarnette descobriu a Osteopatia, seguiu o curso dessa disciplina e quando conheceu a Quiropraxia, seguiu os ensinamentos da Quiropraxia. O que ocorreu foi que Dejarnette mesclou conhecimentos da Osteopatia e da Quiropraxia. E a pergunta sempre é: Dejarnette é o Osteopata mais Quiropraxista ou o Quiropraxista mais Osteopata? Hahaha

Técnicas Viscerais

A abordagem visceral considera que temos movimento em nossas vísceras, seja um movimento global ou um movimento intrínseco a própria víscera. Sendo assim, da mesma forma que as articulações, o sistema visceral também pode estar com sua mobilidade reduzida ou ocorrendo de forma anormal. As vísceras possuem um movimento particular descrito como motilidade que é intrínseco ao órgão, e a mobilidade que é o movimento entre dois órgãos, ou entre um órgão e a parede do peritônio, ou entre uma víscera e o diafragma, ou entre um órgão e outra estrutura musculoesquelética. Patologias orgânicas podem levar a uma redução de mobilidade e motilidade visceral, causadas por aderências (fixações), espasmo visceral ou por ptose.

Qualquer alteração mecânica da víscera, acarretará comprometimento em sua função normal, justamente porque as vísceras possuem um sistema articular e ligamentar (sustentação), que definimos como articulação visceral e também possuem superfícies de deslizamento, que são membranas serosas (meninges, pleura, peritônio, pericárdio).

As técnicas viscerais procuram localizar a víscera e reestabelecer o movimento normal, seja de mobilidade (que é um movimento relacionado ao movimento respiratório primário) ou motilidade, que é um movimento inerente a própria víscera.

A abordagem visceral é muito suave e é indicada sempre que se observar alguma disfunção na avaliação, que é específica para cada víscera. A restrição de mobilidade/motilidade pode levar a disfunções orgânicas da víscera e dos tecidos que a compõem, ocasionando o surgimento de uma doença (parâmetro maior).

As principais contraindicações de manipulações viscerais estão relacionadas a presença de tumores, tratamentos em oncologia, estados de inflamação aguda e alguns casos de cirurgias abdominais (tela abdominal)

Curiosidade: Você pode acreditar que uma víscera está relacionada a outros tecidos corporais e que a dor visceral pode ser manifestada em regiões distantes da sua localização?

bottom of page